Ainda não é membro? Cadastre-se agora.
Já tem cadastro no +QueReceitas? Faça seu login.
 

Aprofundamento Gastronômico

Nomenclatura e Hierarquia da Brigada

Por Sergio Viana Miguel

  Clique nas estrelas para votar

Conteúdo

Nomenclatura e Hierarquia da Brigada

A equipe de um restaurante ou uma cozinha industrial é formada por uma brigada de profissionais em que cada um tem sua tarefa bem definida dentro de sua especialidade, todos comandados pelo Chef. Não é incomum referir-se a cada um deles pelo nome de sua profissão no idioma francês.

  • Aboyeur (Fr. /abo.y.eur): Sua função é receber as comandas e ?cantar os pedidos para as diversas praças da cozinha. A saída dos pedidos também se encontra sob seu controle. O aboyer é encontrado em cozinhas de grande porte. Para médio e pequeno porte, esta função é absorvida pelo 1º. Cozinheiro ou Chefe de Cozinha.
  • Boucher (Fr. /bucher): É o açougueiro, o técnico especializado nas preparações de carnes para o cozimento é o responsável pela limpeza, desossa e corte de carnes e aves. Sua função é subordinada ao Chefe Garde-Manger e ao Chefe Rotisseur.
  • Chef de cuisine ou Chef Executivo: Principal executivo da cozinha, o chef é o responsável pela brigada.O Chef de Cozinha, além de planejar e supervisionar os trabalhos, exerce a atividade de um cozinheiro. É um cozinheiro que conhece todas as produções clássicas da cozinha internacional e todas as funções de toda a hierarquia da cozinha. A presença de um Chef de Cozinha ocorre em restaurante e hotéis que apresentam cardápios com maior elaboração.
  • Chef de Partie: Chef de Partida. É o responsável pela manutenção, organização e produção da área da cozinha, na qual é especializado.
  • Communard: Prepara a refeição servida ao pessoal da casa a certa altura do turno. As refeições da brigada são feitas com as sobras dos ingredientes utilizados nas preparações do serviço e ingredientes de custo mais em conta para o estabelecimento. Em termos de custo operacional é inviável servir o mesmo cardápio do Restaurante para os funcionários. Onde há descontrole das despesas com refeição funcional não haverá lucro.
  • Cozinheiro (co.zi.nhei.ro): Dicionário Aulete: sm. 1 Aquele que cozinha, esp. o que o faz profissionalmente 2 Aquele que sabe cozinhar, que prepara pratos com maior ou menor grau de refinamento e arte: Ele é excelente cozinheiro, mas não exerce a profissão. [F.: cozinha + -eiro.] Cozinheiro de forno e fogão 1 Exímio cozinheiro, capaz de criar e preparar muitos e bons pratos. Tb. apenas de forno e fogão: Ele é de forno e fogão.]
  • Entremetier: Chef dos Vegetais. É responsável por tira-gostos quentes e, frequentemente, também por sopas, vegetais, macarrão e outros carboidratos. Especializado em legumes e guarnições quentes como arroz, cereais, sopas e ovos e suas derivações, inclusive agri-doces.
  • Friturier: Chef da fritura. É o responsável por todos os alimentos fritos. Esta posição pode ser combinada com a de rôtissieur.
  • Garde-Manger: O Garde Manger, na cozinha francesa, é o profissional responsável pelos pratos frios, canapés, algumas sobremesas e também pela finalização dos pratos. Garde Mager quer dizer - guardador de comidas, mas a sua função é mais do que isso. É ele o manipulador e preparador de molhos frios, sopas, terrines e principalmente saladas, porciona os alimentos. Substitui o Chef de Cozinha na sua ausência. Esta expressão surgiu da França, no período pré-revolução e significa "Guardião da comida", o responsável na brigada de cozinha pela preparação e apresentação da comida fria, ou cozinha fria.
  • Grillardin (Fr. / grilardan): Chef da grelha. É o responsável por todos os alimentos grelhados. Esta posição pode ser combinada com a de rôtisseur.
  • Legumier: É o Chef de Legumes que prepara os vegetais para cocção. Praça de legumes e vegetais.
  • Pâtissier (Fr. /patissiê): Chef confeiteiro. É o responsável por assados doces, tortas e sobremesas. Supervisiona uma área separada da cozinha ou uma loja separada, quando se trata de grandes operações. Esta posição pode ser desdobrada nas seguintes especializações: 
  • Padeiro – Masseiro: É um técnico especializado em massas e produtos de padaria. Sua função existe em grandes cozinhas e é subordinado ao Chefe Pâtissier.
  • Confeiteiro: subordina-se ao chefe Pâtissier.
  • Confiseur: Prepara balas, petit-fours.
  • Boulanger: Prepara massas sem açúcar para pães e pãezinhos.
  • Glacier: Prepara sobremesas.
  • Plongeur: Responsável pela lavagem de material e utensílios. Realiza a limpeza pesada.
  • Poissonier: Chef do peixe. É o responsável pelos peixes, o que muitas vezes inclui a limpeza destes e seus molhos. Esta posição, algumas vezes, é combinada como a de saucier. Cuida de fumetti (caldos de peixes) e da cocção de todo tipo de pescado.
  • Potager: É o responsável pelas sopas nas estruturas de cozinhas de grande porte. Praça de sopas.
  • Rôtisseur (Fr. /rotisser): Chef dos assados. É o responsável por todos os pratos assados e relativos jus ou outros molhos. Prepara carnes e aves assadas.
  • Saucier (Fr. /sauciê): Chef do sautê. É o responsável por todos os pratos sautês (sauteados), braseados e seus molhos. Esta posição é, muitas vezes considerada a mais exigente, responsável e glamorosa da linha.
  • Sous-chef (Fr./Su-chef): É o segundo no comando da cozinha, responde ao Chef e pode ser responsável por fazer cronogramas substituir o chef na ausência deste e assistir os Chefs de praças ou cozinheiros de linha conforme necessário.
  • Steward (Ing. /stuard): O Stuart desempenha exclusivamente as atividades de limpeza e lavagem na cozinha. Lava móveis, equipamentos, utensílios internos de uso da cozinha, copos e utensílios de apresentação dos pratos. Sua função também inclui a manutenção da limpeza de pisos, janelas e bancadas.
  • Tournant (Fr. /turnan): A palavra em francês significa - girar. Trabalha no lugar em que for necessário em toda a cozinha. Sua função é acompanhar e dar assistência ao chefe e aos cozinheiros de seu setor. Desempenha as tarefas mais simples na preparação dos alimentos. Trabalha com supervisão de seus chefes. Sua função é de substituir chefes de partida, durante o período de férias, folgas semanais e doenças.

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro!

Veja todos

Outros Tópicos

Estágio

Por Henrique Fogaça

  Clique nas estrelas para votar

A origem do Champagne

Por Wanderlei Gonçalves

  Clique nas estrelas para votar

TEXTURAS

Por Fernando Corsi

  Clique nas estrelas para votar

Veja todos

publicidade
Sobre Pesquisas de mercado Anuncie Contato Termos do serviço Política de privacidade Reportar abuso



Acompanhe-nos também: Twitter Orkut Facebook RSS

©2010 +QueReceitas. Todos os direitos reservados