Ainda não é membro? Cadastre-se agora.
Já tem cadastro no +QueReceitas? Faça seu login.
 

Aprofundamento Gastronômico

O que é o Curry

Por Heinz Wuth

  Clique nas estrelas para votar

Conteúdo

O que é o Curry

Temos visto nossas prateleiras se encherem desse condimento amarelo muito usado para arroz e verduras. Popular, mas só em forma de pó! Por isso, quando pensamos Curry, pensamos pó. Pois aqui veremos, o que significa, de verdade!

Curry é uma palavra mundialmente popular, que provém do indiano Kari, que significa molho. Basicamente o curry é um molho muito temperado, proveniente de um composto de ingredientes, que constitui a dieta básica de um grande número de povos orientais. Suas origens são confusas, mas muitos dados apontam a Índia, uma vez que quiseram inventar um jeito de dar mais paladar a carnes e verduras que consideravam insípidas. Foi assim que tiveram a idéia de aproveitar seus hectares de especiarias e começaram a temperar seus pratos com misturas incríveis que popularizaram o país. Cada lar e/ou cozinha mói suas especiarias e as mistura com verduras, leite de coco, yogurt e amêndoas para criar as pastas dignas de cada região.

Não existe uma só receita de curry. São milhares. Depende do país e de seus povos a variedade de ingredientes. A Índia, por exemplo, tem suas variantes, também conhecidas como “Masalas”: Tandoori (pimenta vermelha, cominho e cebola) e Garam (Cominho, funcho e noz moscada), entre outras. A Tailândia, por sua vez, usa ingredientes como a cebolinha, gengibre, cebola roxa e pimentas, e os divide em três tipos segundo seu grau de ardor: amarelo (mais suave), vermelho (intermediário) e verde (mais forte). A Malásia acrescenta folhas de lima e coentro e a África usa farinha de mandioca, frutos e folhas da selva.

Enfim, o mundo do curry é interminável e todos que o comem concordam que não se pode comer o mesmo curry duas vezes, pela variação de ingredientes e pela peculiaridade da mão que o prepara.

OBS: Artigo traduzido do espanhol

O autor desse texto recomenda o seguinte endereço externo http://www.imchef.org/2009/10/que-es-el-curry.html

Comentários

Nenhum comentário, seja o primeiro!

Veja todos

Outros Tópicos

Harmonização: vinho e barreado

Por Sergio Viana Miguel

  Clique nas estrelas para votar

Hummus com cogumelos e tomates secos

Por Chef Alex Rangel

  Clique nas estrelas para votar

Criando sucos inusitados e saborosos para o verão

Por Mariana Valentini

  Clique nas estrelas para votar

Veja todos

publicidade
Sobre Pesquisas de mercado Anuncie Contato Termos do serviço Política de privacidade Reportar abuso



Acompanhe-nos também: Twitter Orkut Facebook RSS

©2010 +QueReceitas. Todos os direitos reservados